Sofás retráteis são a escolha de muita gente, mas eles ainda geram dúvidas. No artigo desta semana , vamos falar sobre as questões mais comuns e fornecer informações que consideramos úteis para quem está pensando em adquirir um sofá retrátil, seja ele um sofá retrátil 3 lugares, um sofá-cama retrátil ou um sofá retrátil e reclinável.
O sofá retrátil é ultrapassado?
A resposta é: depende! O problema é com alguns sofás retráteis, que tem design que não respeita proporções e tem excesso de detalhes, que sobrecarregam os ambientes com o tamanho e o visual com excesso de informação. Qualquer peça de mobília acabará parecendo feia se a proporção da própria peça e do ambiente não forem respeitadas. O excesso de detalhes não destaca nenhum e acaba confundindo o olhar, o que polui o visual e tira o foco. Opte por peças com menos costuras e mais lisas.
Os modelos atuais de sofá retrátil apresentam linhas modernas e a mesma funcionalidade e conforto de modelos com design nada minimalista.
Então beleza e conforto podem andar juntos?
É fundamental entender que a estética de mobiliário é subjetiva, e o que agrada uma pessoa não necessariamente agrada outra, mas o que não é subjetivo na decoração e arquitetura é a proporção. As proporções não são só para beleza, mas também para garantir o conforto.
Quanto ao conforto, embora possam parecer mais confortáveis, em alguns sofás as medidas excessivas e alguns ângulos equivocados prejudicam o conforto. Enumeramos algumas abaixo:
O assento: para maior conforto, o assento deve ter altura que seja possível para maioria das pessoas encostar o pé no chão com as costas apoiadas no encosto e com joelhos em ângulo de mais ou menos 90 graus.
A sobre almofada no assento não necessariamente adiciona conforto, porque os modelos sem esse desenho podem ter a mesma quantidade de espuma ou até mais, mas com mais densidade e qualidade, o que torna o assento igualmente confortável e mais minimalista.
Os braços largos: a largura do braço deve respeitar o desenho e muitas vezes o braço é largo demais para o design, o que prejudica não só a beleza, mas também faz com que você tenha menos espaço para sentar.
A profundidade do sofá: Muitos retráteis têm a caixa traseira muito grande, sem que o assento seja mais profundo. Então essa parte do sofá fica fora de proporção, ocupando um espaço “morto”, que não vai trazer mais conforto na sentada. Verifique sempre a medida de assento livre e sua proporção com a profundidade total da peça. Por esse motivo, os sofás retráteis sem caixa ou com caixas menores têm feito muito sucesso.
A altura e ângulo do encosto: quanto mais alto o encosto, mais o sofá vai passar a impressão de que é grande demais para o ambiente. Muitos retráteis têm encosto reclinável alto demais, com “sobra” de encosto mesmo para as pessoas mais altas encostarem a cabeça.
Além disso, o encosto do sofá deve ter inclinação para trás, de forma que você possa apoiar a cabeça no ângulo natural do corpo e não fique com a cabeça para frente.Para quem tem uma sala de estar com pouco espaço, para as salas de uso misto (living e sala de TV), se você gosta de esticar as pernas, têm família grande ou gosta de receber os amigos, ter um sofá retrátil faz toda a diferença. Este tipo de sofá oferece flexibilidade para acomodar mais pessoas e muitas vezes serve até como uma opção extra de cama para as visitas.
O sofá retrátil combina com qual tipo de decoração?
Dependendo do design, o sofá retrátil se encaixa em praticamente qualquer estilo de decoração. Desde oclássico até o contemporâneo, a dica é escolher um revestimento e cor que harmonize com o restante do ambiente.
A funcionalidade dos sofás retráteis
Ao optar por um sofá retrátil, também é importante considerar a funcionalidade. Um sofá cama retrátil, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja economizar espaço, pois serve tanto como sofá quanto como cama. Já o sofá retrátil reclinável oferece um conforto adicional com a possibilidade de ajustar o encosto para uma posição mais relaxante, mas tem a desvantagem de ser mais profundo
Sofá retrátil e espaço disponível
A escolha do sofá depende sempre de medir o espaço disponível. Lembre-se que quando aberto o sofá precisará de espaço adicional na frente. Certifique-se de que haja espaço suficiente para circulação, mesmo com o sofá aberto. O espaço recomendado para circulação é de no mínimo 60cm livres. Se quiser saber mais sobre como medir o sofá, no primeiro artigo aqui do nosso blog tem mais dicas sobre isso 🙂
Adquira o seu sofá retrátil com a Ondo
Sofás retráteis são uma escolha inteligente para muitas casas. Oferecem conforto, versatilidade e podem se adaptar a vários estilos de decoração. Seja um sofá retrátil 3 lugares para uma sala espaçosa ou um sofá cama retrátil para um ambiente multifuncional, existe um modelo para cada necessidade.
Se você tem interesse em explorar mais opções e descobrir o sofá perfeito para o seu espaço, te convidamos a visitar o site da Ondo. No nosso site, você encontra uma variedade de sofás de qualidade, incluindo opções retráteis, que oferecem conforto, qualidade e durabilidade para sua casa. Nosso time de atendimento está sempre à disposição para ajudar você na escolha do sofá ideal!
Deixe um comentário